PUBLICIDADE

Temporal causa deslizamentos e enchente em Petrópolis

Imagem: Whatsapp

A Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias registrou 10 ocorrências em função das chuvas que atingiram a cidade entre a tarde de sexta-feira (19.10) e madrugada deste sábado (20.10). 

Ninguém ficou ferido. Na Rua Henrique João da Cruz, no Boa Vista, um muro cedeu atingindo um imóvel que estava vazio. Na mesma localidade um poste de luz caiu. A concessionária de energia já foi acionada. No Caminho do Fragoso, na Estrada da Saudade, houve também a queda de um muro, seguido de um pequeno deslizamento de terra, obstruindo metade da pista. Por conta disso, a linha de ônibus que atende o bairro não está subindo até o ponto final. Agentes da Defesa Civil estão na Rua Capitão Paladini, no São Sebastião, atendendo a um deslizamento de terra que fecha a via.

No Vila Felipe, foi registrado um deslizamento de terra e uma queda de muro. Ainda durante a madrugada, equipes da Defesa Civil e da Comdep liberaram a via principal, que havia ficado obstruída. No Castelo de São Manoel foi registrada a queda de árvore na Rua 8, que já foi retirada pelo Corpo de Bombeiros. Na Rua Jorge Justen, na Capela, houve a queda de um muro, nos fundos de uma residência, também atendida pelos agentes da Defesa Civil.
Na noite de sexta, na Rua Coronel Veiga, o nível do Rio Quitandinha subiu, provocando transbordamento na altura da Patrone, fechando a via por cerca de 30 minutos.

Um deslizamento de terra atingiu a Rua Alagoas, no Quintandinha. A via foi liberada ainda na madrugada pelas equipes da Defesa Civil e da Comdep. Agentes da DC também atenderam a uma queda de um pedaço de revestimento de um muro que se soltou com terra e caiu na Rua Maestro Heuclecio Damasceno de Freitas, na Rua Teresa, no Centro.

O maior índice pluviométrico registrado nas últimas 24 horas está no Independência, onde choveu 136 milímetros. O volume de chuva no mesmo período no São Sebastião foi de 106mm. Neste momento, não chove na cidade.

Não houve a necessidade de acionamento de nenhuma sirene. Todos os 20 conjuntos de sirene da Prefeitura de Petrópolis estão funcionando perfeitamente. As sirenes são acionadas segundo critérios técnicos do setor de engenharia da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias. O secretário da pasta, coronel Paulo Renato Vaz, está pessoalmente acompanhando todos os índices desde o início da chuva.

Os 55 agentes estão de plantão para atendimentos caso seja necessário. Existe a previsão de mais chuva durante o fim de semana, e por conta disso, o órgão orienta à população a ter atenção em função dos acumulados que deixam o solo encharcado.

“É fundamental que a população que vive em área de risco tenha atenção redobrada, já que existe a previsão que a chuva continue ao longo do dia. Os moradores devem ligar para o 199 e informar caso tenham alguma ocorrência”, orienta o secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias, reforçando que os agentes permanecem de plantão 24h para realizar os atendimentos a população. Em caso de qualquer sinal de instabilidade no imóvel ou terreno, o morador deve ligar para o telefone 199 e pedir uma vistoria preventiva.

Comentários