A população poderá contar com um atendimento mais rápido e efetivo do Procon ainda nas primeiras semanas de abril. Isso será possível porque o órgão concluiu o processo de informatização e já agendou a capacitação que será oferecida pelo Procon Rio de 8 a 10 de maio. O destaque da qualificação será a utilização do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), cuja plataforma envia automaticamente as reclamações feitas on-line para a empresa alvo da irregularidade.
Além de qualificação para o Sindec, as equipes serão capacitadas em atendimento administrativo e jurídico e na fiscalização. Eles irão participar inclusive de uma ação que está programada no Rio de Janeiro para, in loco, tomar conhecimento dos processos utilizados pelo Procon Rio nas abordagens e inspeção.
“Temos um quadro de funcionários extremamente competente e estagiários muito qualificados tanto no atendimento, quando nas áreas jurídica e administrativa, mas é importante sempre buscarmos órgãos que tenham destaque a nível nacional e que possam agregar valor ao nosso trabalho. Conseguimos essa parceria com o órgão no Rio e estamos felizes em poder ter ainda mais conhecimento sobre o assunto”, avalia o coordenador do órgão em Petrópolis, Bernardo Sabrá.
A qualificação no órgão do Rio foi acordada em reunião com o presidente da instituição na capital, José Geraldo Machado Júnior, no último dia 28 de março. Na ocasião foi acordado a utilização do Sindec em Petrópolis, acordado para após a conclusão da informatização do órgão.
O Procon Petrópolis vem passando por uma série de melhorias que visam levar qualidade no atendimento e resolutividade às reclamações dos cidadãos que buscam o órgão de defesa máximo do consumidor. Em quatro meses já foram firmadas parcerias com o Fórum para encaminhamento de reclamações da Oi, com o Itaú, com a Enel e com a Samsung. Além disso, reclamações que precisarem de orientação judicial são direcionadas para UCP, que vai dá o encaminhamento jurídico ao caso.
“Em breve conseguiremos ampliar o horário de funcionamento. Já conseguimos um espaço no Centro de Cidadania e estamos concluindo a montagem do Procon Itaipava para iniciar o atendimento voltado aos moradores do distrito. São medidas que vão garantir eficiente no trato com o consumidor”, destaca Sabrá.
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