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PETRÓPOLIS É A CIDADE DAS FARMÁCIAS E SAPATARIAS



petropolis farmácias (Foto: Marco Oddone)Uma em cada oito lojas no Centro Histórico de Petrópolis é farmácia ou sapataria (Foto: Marco Oddone)
O pólo de modas de Petrópolis, Região Serrana do Rio, é uma das atrações do município, que conta com a Rua Teresa (maior shopping a céu aberto da América Latina), Bingen e feirinha de Itaipava. Outros produtos, no entanto, parecem ser a grande oferta da cidade: sapatos e remédios. Aproximadamente uma em cada 27 lojas da cidade é sapataria ou farmácia. No Centro Histórico o número é ainda mais significativo: uma a cada oito.

O número representa 3,65% do comércio de toda a cidade. Analisando pelo todo, pode até parecer pouco, se for levado em conta que hoje Petrópolis tem cerca de quatro mil lojas, segundo dados do Sindicato do Comércio Varejista (Sicomércio). Mas quando o visitante chega ao Centro Histórico, na rua do Imperador (a via principal) ele se depara com uma variedade de sapatarias e farmácias. Abundância não vista em outros segmentos do comércio.

Números
De acordo com o Sicomércio, a cidade possui 83 farmácias e 63 sapatarias, sendo 42 e 50 delas respectivamente, localizadas no centro do município. As grandes redes de ambos os setores, especialmente das farmácias, já chegaram a Petrópolis e começam a dominar o cenário. Algumas chegam a ter até quatro lojas, todas próximas umas das outras.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a recomendação é que o número de farmácias por  habitantes seja de uma para cada oito mil habitantes. Em Petrópolis, seguindo a OMS, o ideal seriam, aproximadamente, 37 farmácias. Hoje, o município conta com mais que o dobro do número recomendado.
O empresário Maicon Luis Takeuchi, de 30 anos, tem que brigar com os concorrentes para conseguir conquistar o consumidor (Foto: Andressa Canejo)Maicon Luis Takeuchi briga  com os concorrentes
paraconquistar o consumidor (Foto: Andressa Canejo)
Pequenos entre os grandes
Filiais das grandes redes de farmácia são maioria em Petrópolis. Muitas lojas que já existiam foram compradas por empresas maiores. Mas entre as grandes, ainda sobra espaço para as pequenas farmácias, de empresários independentes. É o caso da Tradição. Há cinco anos à frente da loja, o empresário Maicon Luis Takeuchi, de 30 anos, tem que brigar com os concorrentes para conseguir conquistar o consumidor. “Eu faço maluquice. Não tenho medo de perder. Mas a estratégia principal é cobrir preço. Fidelizar o consumidor também é importante”, observa.

Maicon lembra também que é importante colocar preços competitivos e para isso tem que estar sempre atento aos concorrentes. “Pelo fato de estar no meio de um monte de grandes, é difícil. Pesquiso como os outros estão e faço o que posso para conquistar o público”. Um dos diferenciais é o atendimento personalizado. Dos 17 funcionários do empresário, 14 ficam na loja à disposição do cliente, incluindo ele. “Acho que esse é o segredo”.
Andressa Canejo / G
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